segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Um estudo da Netsonda

Quase metade dos portugueses que usam as redes sociais já as utilizaram para dar opinião sobre marcas, produtos ou serviços, conclui o estudo Redes Sociais em Portugal, da Netsonda.
A Rede pode ter sido utilizada uma única vez para dar uma opinião positiva ou negativa, mas o facto de a ela terem recorrido 45% dos inquiridos "mostra que é usada", referiu ao OJE Salvador Patrício Gouveia, partner da Netsonda, primeira empresa em Portugal a operar na área de estudos de mercado através de plataformas tecnológicas como a Internet.
A relação entre os fãs das marcas e as redes sociais, enquanto plataforma de comunicação específica, parece, no entanto, mais tímida, uma vez que apenas 15% dos inquiridos afirma ser fã ou seguir uma marca através das redes sociais. Segundo dados do Estudio sobre Redes Sociales en Internet, realizado pela Elogia a 503 indivíduos em Espanha, esta percentagem é quase três vezes superior no país vizinho.
A publicidade nas redes sociais também não parece motivar particularmente os inquiridos. Com efeito, 53% diz não gostar nem desgostar da publicidade nas redes sociais que utiliza. Pelo contrário, 32% sabe que não gosta, ou não gosta mesmo nada.
Feito com o objectivo de conhecer os hábitos e atitudes dos portugueses relativamente ao de fenómenos das redes sociais e compreender a sua relação com estas plataformas em matéria de preferências, motivações e actividades, o estudo da Netsonda, o primeiro que teve as Redes Sociais como tema principal, conclui que a consulta destas plataformas é a terceira actividade mais frequente na Internet, logo a seguir aos motores de busca e à consulta de sites de notícias.
De facto, 35% dos inquiridos diz que usa as redes sociais diariamente, enquanto 22% refere usar as mesmas várias vezes por semana.
Entre os portugueses que indicaram ter o hábito de conectar a Internet em busca de serviços, 30% referiram que consultam páginas oficiais de marcas várias vezes por semana e 14% dizem fazê-lo todos os dias.
"Sabíamos que as redes estão a crescer muito rapidamente, mas é, de facto, grande a rapidez com que isso está a acontecer", salientou Salvador Patrício Gouveia.
Como costuma partilhar conteúdos com os seus amigos através da Internet?", era a pergunta a seguir. As respostas não colheram pela surpresa, constatando que o email é, de longe, o canal mais usado na partilha de conteúdos com os amigos através da Internet, tendo sido referido por 96% dos inquiridos. Seguem-se as mensagens de Instant Messaging com 64%. Mais de um terço recorre às redes sociais para o mesmo efeito.
O estudo conclui igualmente que os amigos são a principal razão de utilização das redes sociais, mas o trabalho e as relações profissionais estão a subir na importância da funcionalidade. Mais de metade dos inquiridos elege "encontrar amigos" como a razão principal de ida às redes, 41% "procura informação sobre amigos" e 40% vai lá para se "relacionar com pessoas com temas de interesse em comum". A quarta razão mais invocada (39% das respostas) é "trabalho e relações profissionais".
A Netsonda conclui também que enviar mensagens privadas e partilhar fotografias ou vídeos são as actividades realizadas com maior frequência nas redes sociais, seguidas por participação em jogos sociais e actualização do estado ou perfil.
A plafatorma de media social mais popular é o Hi5, tendo sido reconhecida por 96% dos inquiridos, revela o estudo da Netsonda. O Facebook ocupa a segunda posição, com 93% das respostas e o YouTube a terceira com 92%. O WindowsLive fica na quarta posição com 85%. Seguem-se o myspace (79%) e o twitter (74%) e a plataforma portuguesa Sapo Blogs é reconhecida por 46% dos portugueses que responderam ao inquérito.
Poder ver fotos, reencontrar-se e estar em contacto com amigos e familiares, estar em contacto e divertir-se com amigos e a família são os pontos vincados pelos inquiridos como os mais "positivos" das redes sociais.
A comunicação rápida e a informação actual figuram ainda entre as razões apontadas no estudo da Netsonda.
De salientar que o Youtube reúne a maior preferência dos inquiridos (29%) e que o Facebook ocupa o segundo lugar (28%). O Windows Live (22%) e o Hi5 (20%) são as outras redes mais queridas.

Metodologia
O estudo da Netsonda, primeira empresa em Portugal a operar na área de estudos de mercado através de plataformas tecnológicas como a Internet, foi realizado junto de 402 indivíduos que utilizam redes sociais. A amostra foi obtida junto do painel Netsonda constituído por cerca de 50 mil membros, registados ao longo dos últimos 9 anos. A recolha de informação foi realizada via entrevista na Internet.

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